
TCC:
Transformando Vidas com Terapia Cognitivo-Comportamental
Para os atendimentos psicoterápicos será utilizada a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que é uma psicoterapia estruturada, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas, para a modificação de pensamentos e de comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis).
A TCC foi desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960. Frequentemente incorpora técnicas de outras psicoterapias dentro de uma estrutura cognitiva e comportamental.
A TCC está baseada no modelo cognitivo. Este modelo propõe que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos/das situações vividas. É a forma como a pessoa interpreta e pensa em relação às situações/os eventos vividos que determina o que ela sente e como ela se comporta. Interpretações e pensamento disfuncionais influenciam o humor e o comportamento das pessoas.
Sendo assim, o tratamento se baseia na conceituação ou compreensão das crenças específicas da pessoa, em uma formulação cognitiva e em suas estratégias e padrões comportamentais. O terapeuta procura produzir de várias formas, uma mudança cognitiva em busca da reestruturação do padrão de pensamento da pessoa, ajudando-a a pensar de uma maneira mais flexível, em busca de soluções menos óbvias, mais funcionais, para produzir mudança emocional e comportamental duradoura.
Além de atendimentos individuais (para adultos), também fazemos atendimentos de casais, de equipes de trabalho, de equipes esportivas e/ou de grupos de afinidades.

Descubra a Transformação de Vida com a Terapia Cognitivo-Comportamental
Quando a pessoa aprende a avaliar seus pensamentos (sua forma de interpretar as situações/os eventos) de forma mais realista, adaptativa e funcional ela obtém uma melhora em seu estado emocional e uma melhora em seu comportamento. Ela passa a encarar a sua experiência a partir de uma nova perspectiva e isso, provavelmente, fará com que se sinta melhor e tenha um comportamento mais funcional.
A TCC busca: promover uma aliança terapêutica sólida; enfatizar o presente, a colaboração e a participação ativa; ensinar às pessoas a serem seu próprio terapeuta; ensinar as pessoas a identificarem, avaliarem e responderem aos seus pensamentos e crenças disfuncionais; usar uma variedade de técnicas (inclusive de outras psicoterapias) para mudar o pensamento, o humor e o comportamento das pessoas.